Em muitos processos técnicos, é muito importante separar as partículas de ferro contidas do resto da massa. No setor de alimentos, a separação magnética de certas partículas de produtos alimentícios é essencial. Uma vez que esses elementos ferromagnéticos podem danificar tanto as máquinas de trabalho quanto o produto a ser tratado.

 

separadores magneticos


Função de separadores magnéticos

Separadores magnéticos são geralmente projetados na forma de uma barra. Dependendo das condições especiais e dos requisitos funcionais, eles são usados como barras para um filtro magnético individual ou como grades magnéticas. A densidade das hastes do filtro magnético depende do rendimento total do material a ser separado.

Os separadores magnéticos com hastes magnéticas rotativas garantem uma alta eficiência de separação de partículas magnéticas. Para material de desempenho fino, recomenda-se um separador linear com hastes magnéticas. Em muitos casos, filtros e separadores contínuos proporcionam alta eficiência de separação com alto desempenho.

 

Aplicações recomendadas de separadores magnéticos e placas magnéticas

Um critério decisivo para a divisão de ímãs e sua subsequente aplicação é o material do qual são feitos. Os materiais mais utilizados para a produção de placas magnéticas e outros separadores magnéticos são ferrite, neodímio, samário e alnico.

Ferrite tem uma boa relação preço-desempenho e pode ser usado em temperaturas de trabalho de até 250 ° C. Portanto, é freqüentemente usado como material magnético, pois também possui alta resistência à desmagnetização.


placas magneticas


Se um campo magnético particularmente forte é necessário em um pequeno espaço para a aplicação, estamos falando de materiais magnéticos de terras raras, como o neodímio e o samário. As temperaturas de trabalho do neodímio estão entre 80 ° C e 250 ° C.

Quando precisamos de temperaturas de trabalho mais altas, o samário está disponível como material magnético, que pode suportar uma faixa de temperatura maior entre 250 ° C e 350 ° C. No entanto, este material é caracterizado por sua alta dureza e, portanto, só pode ser modificado com ferramentas diamantadas. Se temperaturas de trabalho ainda mais altas ocorrerem, os ímãs de Alnico entram em ação, os quais mantêm sua funcionalidade completa até 425 ° C. O alnico é uma liga de alumínio com outros componentes, como níquel e cobalto. Para aplicações especiais, estão disponíveis imãs plásticos feitos de vários materiais magnéticos, como ferrite, neodímio e samário. Esses diferentes materiais são conectados por meio de ligantes termoplásticos e, portanto, podem ser adaptados geometricamente ao contorno necessário para qualquer aplicação necessária. Os métodos práticos de trabalho para sua produção são injeção, prensagem, soldagem e calandragem.

A IMA tem uma vasta experiência no campo da separação de partículas magnéticas e, portanto, pode responder com competência a qualquer solicitação nesse sentido e fornecer aconselhamento profissional.

 

Conclusão sobre separação magnética

A necessidade de separação de partículas magnéticas existe devido à proteção do dispositivo mecânico e dos materiais manipulados. As diferentes possibilidades de separação magnética, seja através de placas magnéticas ou separadores magnéticos, exigem conhecimento especializado para cada aplicação específica, que só pode ser coberta com grande experiência.

Se você tiver que resolver alguns problemas de separação de partículas magnéticas, não hesite em entrar em contato com o IMA. Você ficará surpreso com nossas habilidades em resolver problemas, como muitas outras antes de você.